A História do Fórum (Parte I)

Olá, pessoal. Tudo bem com vocês? Espero que sim. Hoje, em um tópico, eu percebi que muita gente tem a curiosidade de saber mais sobre a história do fórum. Então, por eu gostar de contar histórias e já estar há bastante tempo na equipe (e, portanto, saber bastante sobre a história), resolvi começar a contar a história do fórum, de uma forma resumida. Como fica meio pesado contar tudo de uma vez só por ter muita coisa, eu resolvi fazer isto em partes, começando hoje com a primeira parte.

Vamos começar. Tudo começou no dia 22 de março de 2001, quando o site foi inaugurado. O fórum ainda não existia e eu ainda nem sabia da existência do site na época. Cerca de dois anos e meio depois, no dia 27 de julho de 2003, os dois webmasters (PedroMarques e Kalianne) resolveram criar um fórum para a O Sim BR (nesta época, a O Sim BR possuía mais alguns integrantes na equipe, mas nenhum deles estava ativo mais, então, a equipe era formada basicamente apenas pelos dois). Como era um fórum recém-inaugurado e a O Sim BR não era um site muito famoso na época, a freqüência de registros dos membros era bem baixa, se comparada a hoje em dia (por exemplo, demoraram três meses e três dias até que o fórum chegasse aos cem membros registrados; hoje em dia, cadastram-se mais de cem membros por dia).

Esta baixa freqüência de registros se manteve até o início de dezembro de 2003, quando o Pedro e a Kalianne resolveram fazer uma promoção de Natal que daria, como prêmio, a última expansão do The Sims 1, a Num Passe de Mágica (nesta época, o The Sims 2 ainda estava longe de ser lançado). Esta promoção consistia em três etapas: Na primeira, os participantes deveriam, em um joguinho em flash no site, encontrar a senha do fórum da promoção; na segunda, deveriam entrar no fórum da promoção e, lá, encontrariam uma enquete perguntando qual dos três sims seria o melhor Papai Noel (Frankie Mashuga, Vladimir Caixão ou João Novato); e, na terceira, os eleitores do sim mais votado (ou seja, os finalistas) deveriam fazer uma frase explicando por que acreditavam que aquele sim seria o melhor Papai Noel. Esta promoção fez com que o número de usuários aumentasse bastante e foi nesta época que diversos membros bem antigos de hoje em dia entraram pela primeira vez em um fórum de The Sims (como eu mesmo, que me cadastrei como Makin, o Eduardo Karasinski, a Malika, entre outros).

Nesta época, eu conheci e fiz amizade com o Eduardo. Nós dois éramos usários nada exemplares, floodávamos (e, no meu caso, além de floodar, ainda pentelhava outros usuários) e logo (por volta de fevereiro de 2004), a Kalianne nos deu um warn com suspensão de uma semana. A partir de então, tanto eu quanto ele mudamos nossos comportamentos e eu até meu nick (de Makin para Darth Vader). E o fórum, com o passar do tempo, foi ficando cada vez mais freqüentado e o número de usuários passou a subir cada vez mais (cerca de cem usuários se cadastravam a cada três semanas quando, no começo, este número de usuários demorou três meses para se cadastrar). Entretanto, em maio de 2004, ocorreu um problema no servidor da O Sim BR e quase tudo que tanto o site quanto o fórum tinham foi perdido (todos os downloads hospedados no site, matérias sobre os jogos e também todas as contas dos usuários que haviam se cadastrado a partir do fim de fevereiro de 2004; os que se cadastraram antes disto tiveram suas contas salvas graças a um backup feito no final de fevereiro). E, para voltar ao ar, a O Sim BR demorou cerca de um mês. Nem é preciso dizer que, quando voltou, tanto o site quanto o fórum estavam em uma crise extremamente difícil de ser superada.

Em junho de 2004, quando o site voltou, eu ajudei a trazer alguns usuários perdidos de volta ao fórum e, por gostar muito do Num Passe de Mágica, eu costumava ajudar o pessoal que tinha dúvidas sobre o jogo na época. Com o passar do tempo, graças a isto, o Pedro e a Kalianne, que me detestavam no começo, passaram a gostar de mim. Em julho, a Kalianne me chamou para a equipe e, no dia 20 de julho, eu entrei como moderador. A esta altura, o fórum estava quase totalmente recuperado da crise, entretanto, o site ainda estava bem destruído e só viria a se recompor muito tempo depois, como veremos mais adiante.

Bom gente, este foi o começo da história do fórum. Eu posto a continuação amanhã mesmo, se der. Um abraço a todos!

Flwz....

3 comentários:

Anônimo disse...

Tanta coisa pelo caminho, an? ;o
Haheiahea, quero ler mais, nostalgia!

Eduardo Karasinski disse...

*-*

Kra, faz tanto tempo já, e parece que foi ontem. Quase 5 anos! :P

Quanta coisa aconteceu, quanta coisa se perdeu, quanta coisa foi conquistada e QUANTO a gente cresceu hein meu camarada? :D

Eu fico tão contente ao olhar pra trás e ver tudo isso... fico orgulhoso, de verdade! ;)

Quero ler o resto logo hein?!

Abraçooooo meu colega-amigo-irmão!
\o/

Lucas Coelho disse...

Sempre quis saber sobre o passado do fórum! Sou muito curioso! ;)
Eu quero ler mais, ta muito bom! =D
Crise?! Ainda bem que eu não tava lá!